segunda-feira, julho 03, 2017

Noruega : introdução

 City Hall de Oslo

Estou na Noruega, em Oslo,  há 4 dias. Num país em que chove 300 dias por ano, estarem ensolarados esses 4 dias é realmente uma bênção. A temperatura tem-se mantido, na máxima,  23 graus - outra bênção, considerado que meu " paradeiro " é Madrid onde  fazia 42 graus nos dias que antecederam minha vinda. 


Em todos os parques e jardins, aproveitamento do sol e do verão

Daqui a dois dias, irei para Bergen. A previsão é de  chuvas na semana em que estarei lá. Estou tranquila. Já sabia que seria assim. Importa que a beleza da Noruega se sobrepõe a qualquer alteração climática. País confortável, todo bonito, todo bem cuidado, com zero de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza.


Parque Vigeland em Oslo

Considero-o um lugar  caro - dizem que Noruega e Japão são os países mais caros do mundo. No primeiro dia, ao fazer a conversão da moeda local para euro, lembrei-me de uma expressão que aprendi no Mato Grosso do Sul " caro pra encrenca ". Realmente é bem mais caro que  Espanha, Portugal, Itália...


Arquitetura urbana  fantástica

Estou viajando com uma amiga - Isolda Branco - excelente companheira de viagem. Já experimentamos quase todos os meios de locomoção noruegueses, incluindo, é claro,  barcos, com que fizemos fantásticos passeios pelos fiordes. Falta-nos viajar de trem - o que logo faremos ao ir de Oslo a Bergen, em 6h30 min.



Belas imagens ao passear pelos fiordes

Hoje foi o dia da visita ao Parque Vigeland, o maior museu aberto que conheço. Vigeland terá, merecidamente, um post especial. Escreverei também sobre o que ver em Oslo e Bergen particularmente, sobre alimentação e sobre hospedagem nestas cidades tão fáceis de a gente se locomover e com um povo tão gentil, educado e receptivo. 


Outra das 214 esculturas de Gustav Vigeland no Parque que tem seu nome

Tenho mais de 20 textos, alinhavados e com suas correspondentes pastas de fotos,  de cidades onde já estive desde que cheguei na Europa, em maio. Penso ordená-los e publicá-los a partir de setembro. Eu havia prometido - mais a mim mesma que a outros - que manteria atualizado o Correndomundo. Impossível.

Parque Vigeland

Tenho feito viagens, a partir de Madrid, bem frequentes, como duas semanas na Sicilia, uma semana no interior da França e na Catalunia, uma semana na minha amada Andaluzia e três dias em Berlin. Assim, depois de longas caminhadas,  o sono me impede de escrever - apenas faço resumos e separo as fotos em pastas.


Encantei-me com essa escultura...

Da Noruega, voltarei para Madrid. Estou bem. Como hiperalérgica que sou, na semana passada, qualquer-coisa me deixou com rosto e olhos inchados, além de uma coceira infame ( obrigada, Adriana querida,  pelo contato frequente e pelas orientações do que fazer ). Posso assegurar-lhes que, tanto quanto possível, estou bonita outra vez!!!! Boa semana. Beijos


Não sou eu....

" Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia."

Fernando Pessoa


Fiordes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.