segunda-feira, janeiro 01, 2018

Torres: 2018 chegando...




Todas as fotos deste post são de Fabiana Menine. Foram feitas na Praia Grande, durante a tradicional e fantástica queima de fogos, com que , à meia noite, o Ano Novo é recebido. Fabiana não trouxe suas câmeras. Ela  usou, então,  a minha Canon SX50 HS, que não tem muitos recursos.






Torres , a cidade praiana onde moro , está localizada no extremo norte do litoral Atlântico do Rio Grande do Sul. Suas extensas praias foram agraciadas com  bonitas paisagens, incluindo paredões rochosos à beira - mar e a visão da única ilha marítima do Estado, a Ilha dos Lobos.







As praias de Torres estendem-se a partir do rio Mampituba, divisa natural entre  Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Mampituba, há duas pontes, em local central da cidade, que faz a ligação  entre  Torres e  Passo de Torres, cidade catarinense : uma ponte  pênsil ( que Deus me livre de usá-la ! ) e uma ponte nova que garante o trajeto de pessoas e carros.








De março a final de novembro, Torres é a cidade dos meus sonhos - embora eu não permaneça nela por muito tempo. Com cerca de 40 mil habitantes, é tranquila, razoavelmente bem cuidada, com boa infraestrutura de cafeterias, restaurantes, supermercados, atendimento médico e , principalmente, luz, água, esgoto e rede de internet  suficientes para seus moradores.








Dezembro, janeiro e fevereiro instala-se o caos, especialmente  no período de Natal e no Ano Novo. A cidade recebe cerca de 300 mil pessoas - lembrem que sua população fixa está ao redor de 40 mil.  Passamos a ter problemas como falta de luz e falta de água todos os outros desses decorrentes. Estacionamento no centro...nem pensar. Por que a prefeitura ainda não instituiu  áreas com estacionamento pago? Isso evitaria, ao menos, que pessoas deixassem seus carros horas e horas no mesmo lugar...








Apesar de enfrentar problemas decorrentes de uma especulação por vezes predatória e da falta de conscientização patrimonial e ambiental,  Torres conta com quatro áreas de preservação: a reserva ecológica da Ilha dos Lobos, pertencente à União; o Parque Estadual de Torres; o Parque Estadual de Itapeva e o Parque Estadual Da Guarita. Algumas ONGs trabalham para proteger esses espaços, evitando invasões e degradações. 








As atrações oferecidas pela cidade aos seus moradores e visitantes estão relacionadas à natureza, como os Parques, acima enumerados, e as praias: Praia Grande, Prainha, Praia da Cal, Praia dos Molhes, Praia da Guarita - a mais famosa - Praia de Itapeva e Praia Paraíso. Bem interessante também é uma visita ao Morro do Farol e à Lagoa do Violão. Fora isso, o clima é agradável e a violência, controlada.









Além desta grande festa que saúda a entrada do Ano Novo, Torres tem o Festival do Balonismo, um espetáculo de plasticidade e beleza, bastante conhecido no Brasil, quando mais de 50 balões enfeitam os céus, propiciando belas fotos e encantamento à população local e aos visitantes. Em dezembro, a abertura oficial da temporada de praia tem contado com belíssimas apresentações da Orquestra Sinfônica De Porto Alegre, na Praia da Guarita. 








Pela sua localização, Torres propicia fácil acesso a  outros lugares que merecem ser visitados tanto no Rio Grande do Sul,  quanto  em Santa Catarina. Menciono alguns como  Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Serra do Rio do Rastro, Região dos Cânions, Laguna e Morro dos Conventos. É, ainda, de fácil acesso a Porto Alegre, de onde está distante um pouco menos de 200 km. Certamente você gostará de visitar Torres, conhecida como a mais bela praia gaúcha.





x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.