sexta-feira, janeiro 12, 2018

Serra Gaúcha: Passeios e Natal Luz

Pedro , em  2012 e em  2018, na Serra Gaúcha.



Texto de Maria Gessi Bento



Para quem vive no Sul do Brasil, passear na Serra Gaúcha é programa rotineiro : no verão, Natal Luz;  na Páscoa, chocolates;  no inverno, expectativa de neve; na primavera, mar de flores; em todas as estações, passeios e divertimentos para a criançada e gastronomia excelente para a família inteira. É  local também para a gente levar visitas e exibir-se com a beleza da região.




Igreja Matriz de Gramado


Estive na Serra e nos vinhedos de Bento Gonçalves, na semana passada. Fui, com Pedro, mostrar a região para Flávia e Cláudio Zoppi, meus - como se diz em Salvador  - sobrinhos da alegria.  Vimos , ainda, os últimos dias do  Natal Luz, cuja decoração este ano, nem em Canela, nem em Gramado,  foi a mais bonita que vi. Fala-se  muito na semelhança desse evento com similares da  Europa... embora , de europeu mesmo, só me pareceram os preços. 




                                                                     Rua Coberta - Gramado



Muitos, mas muitos mesmo, visitantes. Gente de todas as idades por todo lado onde se ia - estava como Torres nas festas de fim de ano. A programação de Gramado/Canela inclui show de luzes, espetáculos de teatro relacionados ao Natal, música ao vivo na rua e em restaurantes, decorações natalinas por toda parte e as belezas que a Serra mostra sempre.





                                                                      Centro de Gramado



Como disse Cláudio, a região parece cenário de contos de fada. Além das cidades serem lindas, as estradas parecem jardins continuados. Além das flores e dos pinheiros, vêem-se amiúde árvores frutíferas e ornamentais muito bem cuidadas. Compram-se , nessas estradas, pêssegos, ameixas, figos e uvas - novinhos, sadios e recém colhidos por preços bem abaixo dos mercados das cidades. 




                                                           Araucárias típicas da região serrana




Araucárias  são árvores muito altas, características de lugares mais frios, como a região a região da Serra.Têm o desenho bem característico, que se pode observar na foto acima, exibindo uma copa arredondada e majestosa. Sua altura pode superar cinquenta metros. Nos meses mais frios, seu fruto, o delicioso pinhão, que se come cozido, é abundante e bastante apreciado - atualmente incluído em alguns pratos típicos da região.




                                                             Cascata do Caracol em Canela
                                                           


O que ver na região da Serra Gaúcha está minuciosamente descrito em revistas de viagem e turismo, blogs e publicações diversas. As atrações todas são mostradas em fotos e reportagens exibidas em todo o Brasil e em muitos países estrangeiros. Há lugares de visita obrigatória, como a Cascata do Caracol e o Lago Negro, mas há muitos outros a descobrir e desfrutar.




                                              Igreja Matriz de Canela vestida para o Natal
                                                                    


" É bastante fácil ir de Torres à Serra Gaúcha. Basta ir pela BR 101 até Terra de Areia, entrar na Rota do Sol e , depois, na RS 020. Estradas boas e com paisagens fantásticas - em torno de 170 km (...) Ostentando o título de roteiro turístico mais seguro do Brasil, Gramado é realmente uma cidade para visitar com família, sejam adolescentes ou crianças, em qualquer estação...."   http://correndomundo.blogspot.com.br/2015/08/vamos-gramado.html





                                                    Gramado: decoração de Natal em 2018




Quem visita a Serra Gaúcha - ao menos aqueles que o fazem pela primeira vez - experimentam o seu já conhecido Café Colonial, um desses exageros que não aconselho repetir, em que são oferecidas mais de cinquenta especialidades típicas da região e de cada Café, entre pães, geleias, carnes, salgados e doces em variedades e quantidades exageradamente fartas. Além disso , é óbvio, café, chocolate, suco de uva e vinho. 




                                        Detalhe do que é servido num típico Café Colonial



Para jantar, minha sugestão é Sequência de Fondue,  prato suiço, originalmente preparado à base de queijo.  Na Serra, em geral,  a Sequência começa com fondue de queijo, servido principalmente com vegetais. Depois, muitos molhos acompanham o fondue de carne, com frango e filé. Para a sobremesa, fondue de chocolate com frutas diversas. Come-se bem - sem os exageros do Café Colonial. 



                                                                Fondue de Carne



Para ir à Serra Gaúcha, é aconselhável reservar hospedagem com antecedência, principalmente no mês de julho e nos meses de verão. Desta vez, ficamos hospedados na tranquila Pousada Caminhos do Caracol, na estrada que vai à Cascata - um estabelecimento  em que o conforto está aliado à simplicidade. Atendimento ótimo, apartamento agradável. Café da manhã muito bom. Tem o site www.pousadacaminhosdocaracol.com.br




                                                               Pousada Caminhos do Caracol



Na Serra Gaúcha, as cidades são muito bonitas embora tão preparadas para o turismo que, por vezes, parecem artificias. São salva pela natureza que as impregnam e tomam conta de seu entorno. Elas estão sempre entre araucárias e flores, que seguem a ronda das estações. São os amores-perfeitos, as camélias e as magnólias; depois, vêm as azaleas; e , em novembro e dezembro, o reino das belas hortênsias. Lugares para visitar em qualquer estação do ano.



                                                               Região das Hortênsias



Depois da visita a Gramado e Canela, passando pela bonita Nova Petrópolis, fomos aos Vinhedos de Bento Gonçalves - uma visita rápida com gosto de quero mais. Selecionei apenas uma foto para postar aqui e me lembrar do quanto esse local se parece com a Toscana. Certamente voltarei aos Vinhedos e à Toscana. Saudades...


                                                          Vinhedos de Bento Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.