quarta-feira, setembro 20, 2017

Namur: bela cidade turística e universitária

Centro Histórico de Namur

Namur é uma encantadora cidade da Bélgica, bastante  tranquila, com 106 mil habitantes e localizada a 67 km de Bruxelas, na região da Valônia, na confluência dos rios Meuse e Sambre. É conhecida por sua universidade  - UNAMUR, fundada em 1831 e famosa por seu nível de ensino e  por sua pesquisa inovadora. 


Proximidades do Centro Histórico

Estima-se que Namur tenha surgido durante o período celta ( a.C. ). Na Idade Média, os merovíngios, que dominaram os Países Baixos entre outros, construíram, num rochedo da cidade, um castelo, transformado posteriormente numa fortaleza militar. A Cidadela de Namur é uma das maiores fortalezas da Europa. 


Cidadela

Namur se desenvolveu ao pé de sua Cidadela ou Fortaleza Militar. Hoje, do castelo inicial, destruído no final da Idade Média,  resta pouco mais do que as duas torres. O lugar, entretanto, continua a ter grande importância para a cidade, não só como ponto de interesse turístico, mas  também como local de convívio da população local, notadamente dos jovens. Importante: visitantes podem comprar o Cidadelle Pass que engloba os tours pela Fortaleza.


Um dos acessos à Cidadela ou Fortaleza de Namur

Namur é uma cidade que se pode conhecer caminhando e até caminhando e cantando - baixinho, é óbvio, em homenagem e agradecimento à tranquilidade e à gentileza de seus habitantes. Seguindo tendência que vem aumentando e se consolidando, especialmente na Europa, muitas de suas ruas são somente para pedestres. É ótimo passear por elas.



Elegantes bairros próximos ao centro de Namur

As antigas áreas residenciais da medieval cidade dos condes de Namur foram ocupadas por mansões e prédios públicos nos séculos XVII - XVIII. Tornou-se conhecida como Cidade dos Burgueses pela beleza e elegância de seu centro histórico. Ostentava conforto e prosperidade. Era o oposto de cidades onde vivia a classe trabalhadora, principalmente os obreiros das minas de carvão.



Detalhe da Catedral de Santo Albino

A Catedral de Santo Albino ( Saint Aubain ), em estilo barroco, foi construída entre 1751 e 1767, conforme os projetos de Gaetino Pizzoni. Seu exterior é realmente bonito; seu interior, mais bonito ainda, com destaque para pinturas de Anton van Dyck e Jacob Joedaens, ambos belgas,  nascidos em Antuérpia.


Palácio do Comgresso

Há  admiráveis edifícios históricos em Namur, como o Palácio do Congresso - que já foi um antigo hospício - e a Torre de São Jaques, construída em 1388 como parte das muralhas da cidade. Essa Torre tornou-se, em 1746, no Campanário da Cidade. Hoje ele é parte do conjunto de  56 campanários da Bélgica e da França, que estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.



Lojinhas que surpreendem....

Encontrei, bem no centro da cidade, uma loja pequena com riquíssimo mostruário de botões, fitas, rendas e linhas para bordar - mas tudo em grande quantidade e variedade. Encantaram-me de tal maneira que pedi para fazer algumas fotos. Parabenizei-me por nada ter comprado uma vez que sempre compro e depois nada faço com esses acessórios. Namur foi, entretanto, a cidade que eu escolheria, na Bélgica, para fazer compras. Bons preços e bom gosto. 



Do folclore de Namur, apresento-lhes Molon...

Eu havia esquecido de buscar informações sobre Molon. Para obtê-las, recorri a  Ricardo Holderbaum do Amaral, que, por sua vez,  recorreu a Fabrice Deprez, amigo dele e morador de Namur. Fabrice, gentil e prontamente, informou que a estátua representa  personagem bem característica do folclore local, que recolhe dinheiro para doar a pessoas pobres. Ricardo foi quem me sugeriu visitar Namur - agradeço-lhe muito. Pela proximidade com Bruxelas, torna-se medida certa para um bate-e-volta bonito e bem sucedido. Recomendo.


Lindas as cores de Namur

" Se quiserem que eu tenha um misticismo, está bem, tenho-o.
Sou místico, mas só com o corpo.
A minha alma é simples e não pensa.

O meu misticismo é não querer saber.
É viver e não pensar nisso."

Fernando Pessoa


Estação Central de Trens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.