sábado, outubro 15, 2016

Peru : " Lá vou eu..."

Peru - ano 2000

Para início de novembro/2016, programei uma viagem ao Peru, à Colômbia e ao Equador. Começarei pelo Peru. Localizei, então, algumas fotos e um texto da última vez em que lá estive. Decidi-la postá-los hoje no Correndomundo para comparar com mudanças que devem ter ocorrido no País - ou na minha percepção dele.


Titicaca: ao fundo, Bolívia

Não sem antes explicitar uma conclusão óbvia: como envelheci nesses 16 anos!      Mas Shakespeare tem toda a razão : Contra a foice do tempo é vão combate ... Eis o texto antigo, agora com mais fotos incluídas. 





"Estive 20 dias no Peru. É um lugar muito interessante de conhecer. Passeei bastante por Lima, a capital do Peru, situada na Costa do Pacífico.  Gostei do Centro Histórico, do Museu do Ouro e dos Cassinos - onde passei algumas noites jogando...




Lima : Museu do Ouro

Fui - de trem - para Cusco, cidade imperial dos Inkas, com 3400 m de altitude, situada no Vale Sagrado ,na Região dos Andes. Cusco significa " umbigo do Mundo". Foi comovente ver Koricancha, o Templo do Sol, um palácio Inca. Também fui ver Pisaq, Pukapukara e Sacsahuaman  com suas muralhas Incas.



Machu Picchu

Senti-me, entretanto,  muito mal o primeiro dia. Descobri que ali falar e caminhar   eram ações absolutamente incompatíveis  .Descobri também que mascar folha de coca com menta silvestre melhorava muito o "estado miserável" que a gente fica - principalmente alguém como eu, com pressão baixa. 



Sobrevivente!

No hotel , em Cusco, disseram-me que,  melhor do que procurar um médico, era recorrer a um fisioterapeuta. Eu sentia uma dor de cabeça brutal. A fisioterapeuta ( 50 dólares a sessão!) foi perfeita. Antes do final da sessão , eu já dormia. Acordei 4h depois, ótima!







Fui depois para "Águas Calientes", a 150 km de Cusco, Pueblito situado na base do morro onde está Machu Picchu. A viagem é realmente " aventurosa", feita primeiro de trem, depois , um trecho de ônibus.



Passei mal....

Foi muito dificil de ir (passei terrivelmente mal com a altitude), mas muito interessante de visitar a cidade de Puno, principalmente pelo Lago Titicaca, de água muito azul , belíssimo, que está a 3821 metros acima do nível do mar e faz a fronteira Peru /Bolívia. Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo.



Baía de Puno - Ilhas flutuantes

Encantei-me com  a tradicional  Festa da Candelária em Puno - grande participação popular, muito ritmo e muitas cores. Muito simpáticas, as cholas me ensinaram a bailar de forma tradicional. Também foi excelente o passeio de barco pelo Titicaca com a visita às ilhas, artificiais e flutuantes, feitas com totora (junco) onde vivem os índios UROS.



Titicaca
Os Uros que se acreditam a " origem do mundo", por serem,segundo eles, a origem do Império Inca. Gostei dos três princípios básicos dos incas:
Ama K'ella - Não seja preguiçoso.
Ama Llulla - Não seja mentiroso.
Ama Sua - Não seja ladrão.




Machu Picchu


Machu Picchu é indescritivel e impressionante. Por mais que se leia sobre este lugar, por mais que se vejam fotografias, creio que chegar lá e olhar tudo aquilo de perto será sempre surpreendente. A transposição para outra atmosfera, outra época, torna-se  inevitável. É verdadeiramente " de arrepiar".


Acesso a Machu Picchu

Não gosto de fazer compras quando viajo - e odeio bagagem. No Peru, entretanto, acabei comprando coisas bem  lindinhas: mantas, gorros, blusas, colares, tapetinhos e alguns artesanatos realmente originais e bonitos.
Ainda me falta conhecer Colômbia e Equador na América Latina. Mas acredito que o Peru impressione mais que qualquer outro país."



Caudaloso rio Urubamba


PS. Encontrei agora algumas fotos interessantes, devidamente identificadas, junto ao texto original - escrito em uma agenda do ano 2000.


Raqchi - Templo de Viracohca

Batata - descoberta pelos Incas - plantadas em camaleões de 60 cm de altura

Estrada Puno - Cusco


Que altura!


Ilha Taquile no Lago Titicaca
Festa da Candelária em Puno
Festa da Candelária
Esperando transporte...
Já respirando bem....
Nascente do rio Amazonas, meu objetivo na região.
PS. Atualmente tenho uma câmera um pouco melhor ....e o Correndomundo me estimula a escrever mais. Aguardem, portanto, novas publicações e informações atualizadas.... Agradeço as visitas e os comentários. Muchas gracias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.