sábado, setembro 14, 2013

Indiana, um belo estado dos Grandes Lagos.

Indiana: fazenda de Sam Balher
Sempre que viajamos para Michigan e Ohio, atravessamos Indiana. Para nós , entretanto, Indiana não é um Estado de passagem. É , isso sim, um Estado de descobertas. Em  nossas passagens por aqui, descobrimos lugares interessantes e aprendemos muito sobre a cultura do meio-oeste. Vivenciamos a afirmação do viajante-escritor Paul Theroux (1941) : Os turistas não sabem onde estiveram, os viajantes não sabem para onde estão indo.
The Wolcott House

Em nosso caminho, desta vez, surgiu a pequena Wolcott, cidade fundada em 1859, por Anson Wolcott, um homem rico e muito influente na  política local. Sua casa, planejada pelo famoso T.Tilly, arquiteto de Chicago, está  localizada no centro da praça principal e aberta hoje ao turismo, oferecendo visitas guiadas. Três gerações de Wolcott family viveram nessa casa e influenciaram cultural e politicamente a região.
Família Bahler - geração mais antiga
Depois de Wolcott, seguimos para Bluffton, outra pequena e cidade de Indiana. Tínhamos como objetivo participar da reunião anual dos descendentes de Jacob and Emma Bahler. Em anos anteriores, já havíamos participado dessa reunião familiar juntamente com nossos queridos Daniel e Lora, pais adotivos de Ronald. Neste ano, representamos a eles, impossibilitados de ir por motivos de saúde.
A pianista pertence à 3a. geração dos Bahler
Já escrevi no correndomundo sobre a reunião, no ano passado,  da família Bahler e do quanto me comoveu a relação deles com a música. Vozes educadas e afinadíssimas. Constituem juntos, as quatro gerações, um coral que faria bonito em qualquer apresentação. São religiosos, são cristãos. Após o almoço, a oração é feita com o entoar de belos hinos, com momentos de  intercalação de vozes masculinas e femininas. Um privilégio estar presente. Gente simples, gentil e acolhedora.
Preparação de pianista na 4a.geração
Após o almoço, Sam Bahler convidou-nos a visitar sua fazenda e de lá partir, no dia seguinte, para Ohio. Usualmente não nos hospedamos em residências, ainda que sejam casas de parentes. Desta vez, aceitamos com prazer - lugar muito bonito e pessoas agradáveis e gentis. Felizmente aceitamos porque foi também interessante vivência cultural, no estado de Indiana.
Visão aérea da fazenda onde nos hospedamos

Esposa e filha de Sam estavam num lago, participando da competição anual de caiaques. Na fazenda, Sam e seu filho Jason. O jantar foi preparado por eles , no jardim : bistecas e batatas assadas, feijão verde cozido e frutas de sobremesa. Como é verão e o jantar foi servido às 18 horas, tive tempo e luz do sol suficientes para percorrer os amplos e bem cuidados jardins da propriedade, contornados todos por plantações de milho. Parte desse milho é usado para alimentar 250 mil galinhas poedeiras.
Ronald e Sam

Levantamos cedo. Nosso anfitrião já estava preparando o breakfast. Para mim, café, suco de frutas, frutas diversas, pao integral, manteiga e geleias - essa era a descricao que eles tinham de um café brasileiro. Para Ronald, Sam e Jason, salsichas defumadas, bacon frito, ovos fritos, torradas e batatas. Tudo deliciosa e cuidadosamente preparado.
Jason com Dusty e Sofie
Gostei de ver, logo cedo, Jason cuidando dos três cães da casa. Os dois pequenos, Dusty e Sofie, bem idosos e doentes, tiveram suas fraldas trocadas e receberam medicamento e alimentação. A maior, Tulip, uma Great Pyrenees, branca belíssima, recebeu alimento e cuidados higiênicos. Logo pensei : e tem animais e responsabilidade com eles, assumindo tarefas e cuidados necessários.

Breakfast preparado pelo anfitrião
Conviver com amigos , visitando-os e partilhando do cotidiano da família,  é fonte  de informações sobre o modus vivendi  dos habitantes de qualquer país. Foi-nos precioso o tempo de permanência na casa de Jason e Sam Bahler. Agradecemos muito a gentil acolhida nesta bela fazenda.

Tulip - Great Pyrenees
Logo após o breakfast, partimos. Nossa meta, naquele dia, era chegar a Dayton , Ohio. No caminho, porém, uma surpresa - a  descoberta de Berne e a visita a essa gracinha de cidade. Estávamos mesmo ansiosos por descobertas.
" Não há sossego - e, ai de mim! - nem sequer há desejo de o ter."
Fernando Pessoa