sexta-feira, março 26, 2010

Prometo...

Museu da John Deere
...escrever bastante na próxima semana. Meu irmão está aqui conosco. Eu só faço passear com ele. Tenho fotos novas lindas.

domingo, março 21, 2010

Notícia

Amanhã, iremos para Chicago. Terça, esperaremos Mile no aeroporto MDW. Feliz, esperando meu irmão.

sábado, março 20, 2010

Illinois! outra vez.

Nesta primeira semana, em Illinois, temos “andarilhado” entre as pequenas cidades de Rantoul, Gibson City, Champaign e Paxton. Aproveitamos para visitar parentes e amigos, fazer compras , ir aos nossos restaurantes preferidos, percorrer estradas, ver paisagens. Coisas simples de cotidiano.
Ontem almoçamos com Pauline, uma admirável mulher de 85 anos, que vive sozinha na sua fazenda, em Gibson. Escuto dela relatos interessantes, como o do Clube de Literatura, que criou há pouco tempo, onde se reúnem, uma vez por mês, pessoas – de 8 a 90 anos - para escrever e ler, uns para os outros, o que escrevem. Na pauta de junho, sou a convidada para falar sobre produção textual. Pauline tem uma casa confortável, cuidadosamente decorada por ela, com bom gosto e simplicidade. Participa de muitos programas comunitários.É bastante ativa na comunidade e na igreja. Cozinha muito bem. Sempre me ensina algo novo, como esta carne de porco, assada em pedaços e, depois de quase pronta, coberta com uma camada de molho, feito com catchup , mostarda, vinagre e molho inglês. Morou vinte anos no Equador. Fala bem espanhol. Gosto muito dela.
A paisagem está bem diferente de outubro, quando saímos daqui. Até sinto falta da sequência verde de milho e soja, soja e milho,milho e soja... Amanhã começa a primavera. Logo a paisagem estará bem modificada. Já estou comprando muitas sementes de flores e de hortaliças. Assim que terminar o período de semear, elas somem do mercado. Estou sempre pensando na Bela União e no que posso plantar lá.
"O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."
Fernando Pessoa

quinta-feira, março 18, 2010

"Lá vou eu..."


Saímos 23h30min de Alegrete, na segunda-feira. Chegamos em Paxton, às 14h de quarta! A viagem São Paulo/Atlanta é cansativa, mas cansativo mesmo é o trecho Alegrete/Porto Alegre. Depois, Atlanta/Bloomington, mais de 2h - normalmente é 1h50 min - mas o aeroporto estava fechado por falta de visibilidade (fog) e o avião ficou alguns minutos sobrevoando Bloomington . Até Paxton, mais de uma hora de carro. Cheguei realmente cansada. Dormi o resto do dia e a noite toda. Apesar do frio intenso , levantei cedo hoje, antes das 8h. Fui olhar a paisagem Nada do milho e da soja que caracteriza esta região. A terra parece dormir. Cor de inverno, mais especificamente, ausência de cor no inverno. Bem bonito o cenário. Estamos bem. Estamos em paz.
"Pelo nosso caminho.
Não nos sentimos presos
Senão pensarmos nisso,
Por isso não pensemos
E deixemo-nos crer
Na inteira liberdade
Que é a ilusão que agora
Nos torna iguais dos deuses."
Fernando Pessoa

segunda-feira, março 08, 2010

Dia Internacional da Mulher



Guimarães Rosa: “Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta. O correr da vida embrulha tudo, afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Dia lindo na Bela União. Final de tarde com arco-íris. Merecemos.

quarta-feira, março 03, 2010

Hong Kong


























Já descobri o que me atrai em Hong Kong e me faz querer chegar lá. São os contrastes, principalmente o contraste oriente/ocidente.
Macau foi colônia de Portugal. Hong Kong, do Imprério Britânico. Estão a 60 km uma ilha da outra. Ambas , na Costa Sul da China e povoadas basicamente por chineses. É interessante observar o rumo que cada uma tomou.
Quero muito conhecê-las.
.................................................................................................................................................................

Quando a conheci, fiz esta foto. Hong Kong superou minha expectativa. É realmente fantástica.