domingo, fevereiro 28, 2010

Macau e Hong Kong

Estou curiosa para conhecer esses dois lugares que me parecem fascinantes.
Portugal administrou Macau durante 400 anos, período que findou recentemente, em 1999, quando passou, então, a ser Região Administrativa Especial da China.
Estudando sobre essa parte da Ásia, que eu ainda não conheço, encontrei um texto interessante sobre a denominação de Macau.
"... nasce do nome de uma deusa chinesa, muito venerada pelos marinheiros e pescadores, chamada A-Ma ou Ling Ma. Segundo reza a lenda, um barco de pescadores que navegava pelos mares do Sul da China, num calmo dia de céu aberto, foi repentinamente surpreendido por um forte temporal. Com a embarcação à deriva, a esperança dos tripulantes estava quase perdida quando uma bonita jovem, que havia embarcado no último minuto, se levantou e ordenou à tempestade que se acalmasse. Miraculosamente, os ventos pararam de soprar e o mar tranquilizou-se. Todas as embarcações naufragaram, à excepção daquele barco de pescadores que chegaria são e salvo ao porto chinês de Hoi Keang. Depois de pisar terra, a jovem mulher dirigiu-se à Colina da Barra e ascenderia aos céus num halo de luz e perfume, para pasmo de todos os que a observavam. Séculos mais tarde, quando os descobridores portugueses ali chegaram e perguntaram o nome do lugar, os chineses responderam: A-Ma-Gao, a Baía de A-Ma. Palavras que depressa derivaram em Macau." ( http://wikitravel.org/pt/Macau )
O Centro Histórico de Macau é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade - e eu sou uma "perseguidora"de Patrimônios Mundiais. Falta-me, ainda, muito o que estudar sobre a região.

sábado, fevereiro 20, 2010

Depois do susto...o pânico!


Fazia cerca de cinco horas que a cachorrinha collie havia morrido, ouvimos o mesmo grito desesperado de Bodão, outro collie. Os mesmos sintomas, a mesma morte rápida. Um horror. Nos últimos dez anos, lembro de ter visto apenas duas cobras. Não é comum elas andarem por aqui - até costumam brincar comigo que a jararaca mais perigosa da região sou eu! Os trabalhadores dizem ter matado algumas cruzeiras não muito longe da casa. Mas, desta vez, por ter sido no mesmo dia, certamente estavam, ao menos duas, muito próximas das casas. Uma só não teria veneno suficiente para matar rapidamenmte dois animais num intervalo tão pequeno de tempo. Lamento não ter aprendido com um grupo de índios com que trabalhei na Amazônia, a reza que eles faziam para espantar cobras! Estou insegura e assustada. Com medo mesmo.
PS.
Morreu o terceiro cachorro Collie com os mesmos sintomas dos outros. Pedi, por telefone, ajuda à Brigada Ambiental. Precisa também análise toxicológica. Pode ser picada de cobra ou envenenamento. Estou bastante triste.
PS. Foi envenenamento sim. Nessas horas, penso na maldade de que o homem é capaz...Que tenham o castigo merecido.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Que susto!

Ainda estou tensa,angustiada,assustada mesmo. Há pouco , um de nossos cachorros (border collie) foi picado por cobra e morreu quase imediatamente. Nos poucos minutos que precederam sua morte, o pobre animal fez um quadro terrível , com contrações musculares e movimentos desordenados.
Provavelmente, meu choque foi maior pela intensidade com que me vieram à lembrança os piores dias da minha vida: quando Patati foi picado por cascavel. Se ele tivesse morrido, penso que eu também morreria de dor. Só quem perdeu um filho ou viveu uma situação limite ,assim, pode avaliar o que senti. Nestas horas, agradeço por ele estar vivo, agradeço aos amigos que me acompanharam no hospital e agradeço aos médicos, especialmente Enedir e Dalnei, que foram insuperáveis em competência e dedicação.
PS. Renildo e Marcos ainda procuram a víbora. Eu , aqui, assustada até com fio de luz, cordão, arame,raiz de árvore ou qualquer movimento sobre a grama.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Verão 2010


Depois de Torres, novamente Bela União - nosso espaço preferido.
O convívio com Pedro, entretanto, justifica a temporada na casa da praia. Só convivemos mesmo no verão. Inteligente e amoroso, faz-me companhia como um adulto interessante faria. Um amor de menino. Fabianinha também ficou quase toda a temporada conosco. Para mim , ela continua sendo a menininha alegre e linda como sempre foi.

Recebi visitas ótimas, dessas que portam leveza e bem-estar à casa da gente. Luís Ernesto Behares, meu amigo há quase trinta anos, meu irmão por escolha, visitou-me durante uma semana. Considero Luís uma das pessoas mais lúcidas que eu conheço - intelectual mesmo e, acima de tudo, muito boa gente. Luis é razão e sensibilidade.

Tive um bom tempo livre para ocupá-lo com minhas paixões. Ronald e eu assistimos a algumas dezenas de filmes, atuais e antigos. Revi muitos de Hitchcock, Buñuel, Spilberg, Fellini, Coppola, Lean, entre outros. Repassei os filmes de Clint Eastwood, incluindo Gran Torino e Sobre Meninos e Lobos. Como amo ópera e cinema, assisti novamente Fantasma da Ópera, que eu adoraria ter visto no teatro e nunca tive essa oportunidade. Li bastante sobre a Ásia, especialmente sobre a China. Li, entre emocionada e triste, o livro sobre José Genoino "Do Sonho ao Poder". Reli longos trechos de alguns clássicos, como Divina Comédia , li romances em italiano para não esquecer essa língua de que gosto tanto. Cozinhei. Experimentei receitas novas. E deixei muita coisa por fazer. Optei pelo ócio dessa vez.